sexta-feira, 6 de maio de 2011

Supremacia Azul!!

Escrevo no dia seguinte a mais uma brilhante etapa do meu F.C. Porto a nível Europeu! Mesmo com a derrota em Villareal, o novo - e habitual, no passado recente - Campeão Nacional carimbou o passaporte para Dublin, gerindo a vantagem de 5-1 que trazia da primeira mão. Pode ser um pouco cedo, mas hoje olho para trás, recuo até Agosto e a única conclusão possível é resumir este ano como "a queda de um mito"!

Numa rápida antevisão, temos um Clube ferido no seu orgulho que entra no jogo da Supertaça, segundo os entendidos, já derrotado. A pré-época de cada uma das equipas assim o vaticina, dizem os analistas dos nossos meios de comunicação social! A resposta? No campo! Uma vitória clara, por 2-0, com Rolando e Falcao (o que os mesmos entendidos criticaram na pré-época porque não marcava golos) a darem voz à revolta de jogadores, dirigentes, sócios e adeptos! O Porto mostrava que estava vivo, apesar de prontamente alguns terem classificado o resultado como "acidente de percurso". Mas era apenas o início...

Com o princípio do campeonato, os resultados sucediam-se. Vitória após vitória, com os adversários cada vez mais longe, apenas o Guimarães e o Sporting nos travaram na primeira volta. Curiosamente, jogos em que acabamos com 10 jogadores e empatados... Ficando sempre a ideia que em igualdade numérica dificilmente não ganharíamos esses jogos! Pelo meio da primeira volta, a prova (se é que ainda era preciso provar alguma coisa) de que o FC Porto é a melhor equipa nacional da actualidade, com um claro 5-0 no Dragão sobre os encarnados. Uma demonstração de força, de classe, de superioridade... A resposta em campo, uma vez mais, a todas as inverdades sobre a equipa que melhor futebol pratica e os supostos favoritos, ridicularizando a suposta "super equipa". Brilhante!
Até Dezembro, apenas um empate na Liga Europa, com o Besiktas, e os já referidos empates para a Liga Portuguesa. Vitórias em tudo o resto!

Com Janeiro, vem a primeira derrota da época. O assumir da Taça da Liga como um objectivo menor, uma equipa secundária e a derrota com o Nacional, no Dragão. Mesmo com a vitória sobre o Beira-Mar, o empate em Barcelos (novamente com uma equipa de segunda) mostrava que esta competição era, para a Nação Portista, para cumprir calendário.

Para a Taça de Portugal, um percurso de gestão até às meias-finais. Aí, com eliminatória a duas mãos, a primeira derrota nesta competição: Em casa por 0-2. Diziam os entendidos que "o Porto estava em quebra, os adversários em crescendo, agora é que ia ser". O Porto já estava fora do Jamor, diziam eles. Sobrava a Liga Portuguesa e a Liga Europa... ERRADO!!! E a resposta, como sempre, foi no campo... No campo dos finalistas antecipados! Uma vitória por 1-3, no mesmo local onde tínhamos festejado, dias antes, a reconquista do Nosso título de campeões! Épico, no mínimo... Mais uma vitória plena de crença, raiva, sentimento, qualidade... e trabalho! Falta o Guimarães para fazer história e sermos a primeira equipa a vencer a Taça de Portugal 3 anos consecutivos!

Na Liga Europa, o soma e segue. Sevilha, CSKA e Spartak, uma equipa espanhola com campeões do Mundo e duas equipas russas sempre complicadas, não foram opositores suficientemente fortes para nos travar. De goleada em goleada, com Falcao em grande e a fazer história, chegamos à meia-final e a um poderoso Villareal. Afundamos o submarino no Dragão, com um 5-1 claro e um poker do nosso goleador colombiano. Ontem, a viagem até Espanha - a derrota por 3-2 não mancha o percurso fantástico desta equipa - só para confirmar o realizar de um sonho. Sim, a final da Liga Europa é um sonho meu desde o início da época. E um sonho de todos os portistas! Provas disso? Há uma música no ouvido e no subconsciente de todos os que sentem as vitórias deste enorme clube! Façam-nos sonhar e tragam a taça!!

O Campeonato, esse já está há muito resolvido. Se em Novembro já se previa a vitória dos Dragões, é no início de Abril, com uma segunda volta só com vitórias, que o FC Porto reconquista um título que é nosso: o de Campeões Nacionais! Pulverizando records, goleando e esmagando quem no nosso caminho se atravessa, esta equipa mostra um nível exibicional enorme e uma qualidade imensa. E é assim que o destino nos dá a possibilidade de fazer o que outros não conseguiram no ano passado, quando impedimos a conquista do título em nossa casa! Defendemos o nosso recinto, como verdadeiros Campeões, impedindo os festejos dos encarnados onde se deve impedir: no campo! Mas cada um luta e responde como pode e nós, como Clube de Campeões, aproveitamos a oportunidade, vencemos por 1-2 e festejamos na casa dos segundos o regresso do Título de Campeão a casa! Lá nos apagaram a luz e ligaram a rega, dando-nos motivos para tornar esta vitória ainda mais saborosa e mostrando que cada um luta como pode. A realidade é que ainda faltam duas jornadas para o final da Liga, o Porto é campeão há mais de um mês e conta por vitórias todos os jogos realizados na segunda volta!


Ora, se a tudo isto juntarmos que somos o melhor ataque, a melhor defesa, dois dos 3 melhores marcadores e deixamos o 2º classificado a 21 pontos e os 3ºs a 35 pontos, será que chega para dizer que somos os melhores? Se a isso juntarmos a qualidade do futebol praticado, o facto de estarmos em 2 finais de 3 possíveis, de já termos vencido a Supertaça e o Campeonato, será que serve para dizer que somos os melhores? Pois, se calhar não chega, porque vão sempre falar de números de títulos e da História.

Como também concordo, posso então lembrar aos mais desatentos que estamos a dois títulos de nos isolar como o clube português com maior número de títulos! E que, se vencermos a Liga Europa, passaremos a ter o DOBRO dos troféus Internacionais do segundo clube português com mais vitórias além-fronteiras.

Se mesmo assim não chegar, então eu só posso lamentar que não reconheçam o óbvio! Porque nós não somos melhores, somos OS MELHORES!

Faltam duas finais dificílimas. Adversários motivados, também eles com vontade de fazer história. Quero acreditar, quero sonhar, quero pensar que vai ser possível! Porque um portista vive de vitórias, vive de êxitos, vive de festejos.

Este é o nosso Destino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário